Uma falsa notícia fez com que dezenas de pacientes de várias regiões de Pernambuco esperassem por horas durante a madrugada e manhã desta sexta-feira (9) por um mutirão de atendimento para catarata, no bairro da Boa Vista, a área central do Recife.
A imagem que circulou na internet afirmava que a Fundação Altino Ventura (FAV) iria realizar um mutirão de triagem de catarata gratuitamente, em uma suposta parceria com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias. Com isso, formaram-se filas na fundação e na igreja.
O comunicado dizia que o atendimento seria feito na igreja, que fica na Rua João Fernandes Vieira, no bairro da Boa Vista, e que seria para pessoas a partir de 55 anos. Para quem tem menos de 55 anos, seria preciso levar atestado.
Entretanto, ao chegarem no local, os pacientes se depararam com os portões fechados.
Um deles foi a agricultora Josefa Maria da Silva, que precisa fazer cirurgia de catarata. Ela veio da zona rural de Caruaru, no Agreste. Ela veio com duas amigas, que também sofrem do mesmo problema. Elas saíram às 3h de casa. “A gente veio de Caruaru e resolveu nada, só perdeu a viagem”, disse.
Notícia falsa circulou nas redes sociais — Foto: Reprodução/TV Globo
A aposentada Maria da Paz dos Anjos saiu de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, porque recebeu a falsa notícia há dias e se preparou desde então. “Quando eu cheguei aqui, disseram que era mentira”, afirmou.
Uma outra fila se formou no portão da Fundação Altino Ventura, também na Boa Vista. Lá, havia um aviso que reproduzia a notícia que as pessoas receberam pelo WhatsApp, mas informava que o evento tinha sido “cancelado”. A TV Globo presenciou o momento em que o aviso foi removido por um funcionário do local.
A dona de casa Vilma Maria levou o vizinho, Geraldo, que, além da catarata, tem outros problemas graves de saúde.
Fonte: G1 Pernambuco