Ninguém relaciona o nome José Carlos Gonzales a um hit dos anos 70 no Brasil: Me and You. Mas quem era jovem àquela década lembra bem da voz e da imagem de Dave Maclean.
A balada romântica cantada em inglês conquistou o público que assistia a novela ‘Os Ossos do Barão’, em 1973, na Rede Globo.
Maclean morreu no sábado (17), aos 79 anos, vítima de complicações decorrentes de um câncer no intestino. Nascido em 29 de setembro de 1943, em São Paulo (SP), ele era descendente de espanhóis.
Brasileiros com nomes estrangeiros
A partir de 1973, o mercado fonográfico brasileiro elegeu um filão para vender mais discos. As gravadoras passaram a lançar cantores brasileiros com nomes estrangeiros, o que corrobora a ideia de que o público valorizava muito a música cantada em língua inglesa. Nessa época, apareceram, além de Dave Maclean, Chystian – nome artístico do goiano José Pereira da Silva Neto – e Mark Davis, que mais tarde ficou conhecido como o cantor – e ator – Fábio Jr.
Em 1974, outro brasileiro, Maurício Alberto Kaisermann, descendente de franceses e austríacos – ou Morris Albert –, gravou ‘Feelings’. A música alcançou o top hits em mais de 50 países.
Um caso curioso dessa época é o do cantor Thomas William Standen, brasileiro nascido em São Paulo, em 1951 – ele morreu em 1998, aos 57 anos. Mesmo com um nome já ‘estrangeiro’, por causa da descendência inglesa, ele adotou Terry Winter como nome artístico. E fez muito sucesso com ‘Summer Holiday’, no Brasil e na América Latina.
A fase country
Antes do sucesso meteórico cantando Me and You, Dave Maclean tinha uma vivência na música. Foi membro dos grupos The Snakes e The Buttons. Após a fase áurea, fundou em 1980 o ‘Dollar Company’, posteriormente chamado de ‘Trio Bala de Prata’, que tocava música country, mesmo gênero da banda que criou em 1996: ‘Montana Country’.