Pesquisar
Close this search box.

Naufrágio inspira criação de categoria na etapa de Aquathlon em Itaparica para incentivar população a nadar

Compartilhe o Post

Foto: Divulgação / Febatri

A Ilha de Itaparica, localizada na Baía de Todos-os-Santos, será palco de uma etapa do Circuito Brasileiro de Aquathlon. O evento está marcado para o dia 7 de outubro e vai distribuir 10 vagas para o Mundial da modalidade, que vai acontecer em 2024 na Austrália. Inspirada no naufrágio da lancha Cavalo Marinho I, tragédia ocorrida em 2017, a Federação Baiana de Triathlon (Febatri) criou uma categoria especial dedicada apenas à população local, como revela o presidente da entidade, Cleber Castro.

“Lembra daquela lancha que virou a 100 metros da praia e muitas pessoas morreram, porque não sabiam nadar? Então, com a ativação do esporte no local, a gente acaba estimulando as pessoas a aprenderem a nadar. Isso também tem fundo de segurança e um propósito que a gente busca”, declarou em entrevista ao Bahia Notícias.

Foto: Divulgação / Febatri

O Aquathlon é uma modalidade derivada do triathlon, em que combina natação e corrida. De acordo com Castro, a escolha foi pensada no caráter inclusivo.

“Eu sempre defendi sobre a questão que esporte é muito mais do que fazer atividade física, ele está ligado com meio ambiente, economia, social, educação e segurança. Mas a questão da segurança veio desse acidente que chamou atenção. A partir do naufrágio do Cavalo Marinho despertou essa ideia que as populações de locais no litoral que tem rio, mar e lago sejam impactadas. Achamos que o esporte era uma ferramenta para isso. No caso do Triathlon a gente usa a corrida e natação para ter esse impacto. Buscamos essa motivação, essa preocupação para fazer isso. A gente quis fazer de forma que não precisasse de bicicleta por questão inclusiva. É mais barato correr e nadar, então acabamos resolvendo essa questão. Foi um dos itens motivadores”, explicou o dirigente.

Para os participantes locais, não haverá taxa de inscrição, sendo totalmente gratuita para a categoria especial. Inclusive, os interessados deverão procurar a prefeitura de Itaparica para serem incluídos na disputa.

Fonte: www.bahianoticias.com.br

Compartilhe o Post

Mais da TV Manaíra