Segundo a coordenadora de vacinação da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Emanuelle Dias, a prorrogação objetiva ampliar a cobertura vacinal especialmente no público alvo, que são crianças, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, idosos, entre outros. “Assim, poderemos evitar os casos graves em relação às síndromes gripais ou evitando óbitos por influenza”, esclarece.
Para ter acesso à vacina da gripe, basta se dirigir a qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a um dos três pontos de vacinação disponibilizados pela FMS: os terminais do Buenos Aires e Parque Piauí (drive thru) ou o Teresina Shopping (Edifício Garagem G3). O horário de funcionamento das UBS é das 8h às 12h e 13h às 17h, e os postos funcionam das 9h às 17h.
Emanuelle Dias pede aos pais de crianças de até 11 anos de idade que levem seus filhos para vacinas nas UBS ou no Teresina Shopping. “Devido a questões de manejo, os terminais são exclusivos para adultos e adolescentes a partir dos 12 anos”, comenta a coordenadora.
A influenza, também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, tem elevada transmissibilidade e com tendência a se disseminar facilmente, podendo ocasionar quadros leves a graves. Em situações onde ocorre agravamento dos casos, há necessidade de hospitalização. A vacina protege contra os vírus que causam a influenza A H1N1, H3N2 e influenza B.
Fonte: Politica Piaui