Vereadores discutem mudança no Plano da Carreira Médica de Natal

Confira a coluna da Câmara Municipal de Natal desta sexta 9

Compartilhe o Post

Foto: divulgação/CMN

Uma audiência pública debateu na segunda-feira (5), as condições de trabalho e dos salários dos médicos na rede municipal de saúde. Um dos pontos levantados é que os salários estão abaixo do que é pago pela Cooperativa Médica, pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e até pelo programa Mais Médicos, segundo o Sindicato dos Médicos (Sinmed/RN).

Para complementar a remuneração, eles recebem a Gratificação de Urgência e Emergência (GAUE), mas essa não pode ser incorporada à aposentadoria e é vedada durante férias ou períodos de licenças. “Discutimos por melhorias das condições de trabalho e remuneratórias que se tradu zam na qualidade dos serviços. Essas melhorias vêm quando o profissional se sente bem remunerado e quando lhe dão condições de trabalho”, declarou o vice-presidente da Comissão de Justiça, Raniere Barbosa (Avante).

Câmara aprova projeto que cria “Selo Ecologicamente Correto”

Na terça-feira (06), a Câmara Municipal de Natal aprovou o Projeto de Lei n° 760/2021, de autoria do vereador Luciano Nascimento (PTB), que cria o “Selo Ecologicamente Correto”, a ser concedido aos bares, restaurantes e congêneres, na capital potiguar, que derem a destinação adequada aos óleos vegetais descartáveis. Acatada em segunda discussão, a matéria segue agora para sanção do Executivo.

“A iniciativa visa fomentar a cultura de proteção ao meio ambiente, com o manejo dos recursos naturais de forma sustentável. O óleo é um elemento altamente poluente, o que exige, portanto, que o descarte seja feito de forma consciente, através de cooperativas e empresas especializadas na correta destinação”, defendeu o vereador Luciano Nascimento.

Presidente da CMN abre festejos juninos homenageando quadrilheiros

O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Eriko Jácome, proclamou a abertura oficial dos festejos de São João no Município com uma solenidade na quinta-feira (1º), para a entrega da Comenda Quadrilheiro Marcilio Canário. “Estamos aqui para homenagear essas pessoas que mantém viva uma das mais belas tradições de nossa cidade”, disse ele. Foram 39 homenageados, entre os quais estavam dançarinos(as), costureiras, músicos, coreógrafos, atores e marcadores de quadrilha, entre outros personagens dos festejos juninos, inclusive o diretor financeiro da Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Estado do Rio Grande do Norte, Alex Melo, chefe de cerimonial da CMN. A Comenda Quadrilheiro Marcilio Canário foi criada, em 2016, em memória de Marcílio Canário de Brito, fundador do Arraiá Barauê, no bairro das Quintas (1981).

Fonte: Agora RN

Compartilhe o Post

Mais da TV Manaíra